Quais são os espaços para a participação do cidadão no exercício da Governação?
Os espaços ou momentos para a participação da sociedade civil no processo da governação são três, nomeadamente espaços fechados, espaços por convite e espaços abertos.
- a) Espaços Fechados
São Espaços Fechados de tomada de decisões no sentido de que as decisões são to- madas “à porta fechada” por um conjunto de actores tais como representantes eleitos e especialistas, sem espaço para uma consulta directa ao cidadão ou envolvimento da sociedade civil.
- b) Espaços por convite
À medida que estão sendo feitos esforços para alargar a participação do cidadão, no- vos espaços vão se abrindo, os quais podem ser denominados Espaços por Convite. neste tipo de espaços, pessoas (utilizadoras de serviços, cidadãos ou beneficiários) são convidadas a participar por vários tipos de autoridades tais como governo, agên- cias internacionais ou organizações não governamentais. Estes espaços podem ser re- gulares ou transitórios (nos casos de fóruns anuais ou processos de consulta intensiva durante um certo período sobre um determinado assunto que constitui uma preocu- pação no país).
- c) Espaços Abertos
Estes são os espaços criados ou exigidos pelos cidadãos ou criados pelo governo e os cidadãos, resultando de interesses comuns. Portanto, são espaços onde pessoas com mesmas e/ou diferentes opiniões se juntam em busca de soluções para problemas comuns ou para problemas que estejam a afectar uma determinada comunidade ou grupo social.
(Informação extraída do Manual de Advocacia da Governação . Fundação MASC )
Deixe uma resposta