Como referimos anteriormente, a Monitoria da Governação consiste, fundamentalmente, na recolha de dados sobre como decorre a Governação (administração e gestão do país), durante a formulação e/ou implementação de políticas públicas, com vista a influenciar futuras decisões (ou políticas públicas) que vão de encontro às necessidades da população ou do país.
A Monitoria da Governação é realizada para que os cidadãos conheçam como estão sendo implementadas as Políticas Públicas e como é executado o Orçamento do Estado (OE). Desta forma, a Sociedade Civil pode verificar em que medida as políticas e os planos definidos, as leis, regulamentos e os programas estão a ser implementados e, por outro lado, verificar se essas políticas, planos, leis, regulamentos e programas favorecem efectivamente o cidadão, prevenindo ou evitando, deste modo, a corrupção ou a má aplicação dos fundos.
A fiscalização realizada pelos cidadãos sobre a circulação dos fundos públicos permite conhecer para onde vão parar esses fundos. Esta é uma das melhores fórmulas de pressão para tornar a aplicação ou execução do Orçamento do Estado mais rigorosa e transparente.
Portanto, o acompanhamento da qualidade do funcionamento das instituições públicas, permite identificar os problemas e/ou dificuldades que estão sendo encaradas na implementação das políticas públicas e experimentar novas estratégias ou políticas públicas com vista ao alcance dos objectivos preconizados.
(Informação extraída de ‘’Manual de monitoria da Governação ‘’. Fundação MASC )
Deixe uma resposta